"Ocupem-se bem de tudo aquilo que Deus lhe concedeu. Que a beleza do jardim alheio não lhe ofusque a disposição para plantar o seu." Pe. Fábio de Melo



"Se alguém lhe bloquear a porta, não gaste energia com o confronto, procure as janelas.Lembre-se da sabedoria da água :A água nunca discute com seus obstáculos, mas os contorna.Quando alguém o ofender ou frustrar, vc é a água e a pessoa que o feriu é o obstáculo!Contorne-o sem discutir.Aprenda a amar sem esperar muito dos outros " .

(Augusto Cury)



Procurarei editar reflexões e não verdades, pois a sabedoria começa na reflexão e a verdade está dentro de cada um de nós.

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Símbolo da Justiça

Você sabe o significado do símbolo da Justiça?

Os símbolos da Justiça são imagens alégóricas que são utilizadas e difundidas como representações da Justiça ou de sua manifestação.


São os seguintes os símbolos da Justiça:

• Espada - simboliza a força,coragem, ordem, regra e aquilo que a razão dita e a coerção para alcançar tais determinações.

• Balança - simboliza a eqüidade, o equilíbrio, a ponderação, a igualdade das decisões aplicadas pela lei.



• Deusa de olhos vendados - Usualmente uma imagem da deusa romana Iustitia, que corresponde à grega Diké significa o desejo de nivelar o tratamento jurídico de todos por igual, sem nenhuma distinção. Tem o propósito da imparcialidade e da objetividade. É a afirmação de que todos são iguais perante à lei. Portanto, uma vez que seus olhos estão vendados, elucidam o disposto clara e evidentemente. Há que se dizer que a imagem original não comportava tal venda, no entanto, com a evolução da humanidade, por obra dos alemães, esta se faz presente até hoje.


• Deusa de olhos abertos e sem venda - Pode ser interpretada como a necessidade de não deixar que nenhum pormenor relevante para a aplicação da lei seja desconsiderado, avaliar o julgamento de todos os ângulos.Contudo, não creio que m sendo este o sentido, consigna transpor o real significado dos objetivos e fins pretendentes pela justiça.







• O Direito sem a balança para pesá-lo é força bruta e irracional. Sem a espada para obrigar sua aplicação é a fraqueza do Direito. Da mesma forma que a ausência da venda nos olhos lhe retira a imparcialidade. Cada um deve completar o outro para que a Justiça seja a mais justa possível.

Obrigada pela visita!
www.twitter.com/lcassandre

Nenhum comentário:

Postar um comentário